segunda-feira, 9 de abril de 2012

SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO

QUESTÃO 4 DA UNICAMP- COMENTÁRIO
Os verbetes apresentados em (II) a seguir trazem significados possíveis para algumas palavras que ocorrem no texto intitulado Bicho Gramático, apresentado em (I).

I
 BICHO GRAMÁTICO
Vicente Matheus (1908-1997) foi um dos personagens mais controversos do futebol brasileiro. Esteve à frente do paulista Corinthians em várias ocasiões entre 1959 e 1990. Voluntarioso e falastrão, o uso que fazia da língua portuguesa nem sempre era aquele reconhecido pelos livros. Uma vez, querendo deixar bem claro que o craque do Timão não seria vendido ou emprestado para outro clube, afirmou que “o Sócrates é invendável e imprestável”. Em outro momento, exaltando a versatilidade dos atletas, criou uma pérola da linguística e da zoologia: “Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático”.
(Adaptado de Revista de História da Biblioteca Nacional, jul. 2011, p. 85.)
II
Invendável: que não se pode vender ou que não se vende com facilidade.

Imprestável: que não tem serventia; inútil.
Aquático: que vive na água ou à sua superfície.
Gramático: que ou o que apresenta melhor rendimento nas corridas em pista de grama (diz-se de cavalo).
(Dicionário HOUAISS (versão digital on line), houaiss.uol.com.br)


a)     Descreva o processo de formação das palavras invendável e imprestável e justifique a
 afirmação segundo a qual o uso que Vicente Matheus fazia da língua portuguesa “nem sempre era aquele reconhecido pelos livros”.

b)     Explique por que o texto destaca que Vicente Matheus “criou uma pérola da linguística e da zoologia”.
Resolução
a)    Invendável forma-se por prefixação a partir de vendável, adjetivo por sua vez formado com o radical vend- e o sufixo -ável (vogal temática( a) +vel).

Imprestável, igualmente, forma-se com o acréscimo do prefixo negativo in- + prestável, por sua vez formado do radical de prestar, que significa “ser útil”. Portanto, o sentido de imprestável é “que não tem utilidade, . Assim, querendo dizer que o jogador não poderia ser emprestado, Vicente Matheus disse, sem querer, que Sócrates era inútil.

b) A “pérola” linguística esta em associar o adjetivo gramático a grama; a pérola zoológica estaria na invenção do animal anfíbio definido por tal palavra.

INSPER 2012 QUESTÃO 21


Para criticar a possível aprovação de um novo imposto pelos deputados, o cartunista adotou como estratégias
a) polissemia das palavras e onomatopeia.
b) traços caricaturais e eufemismo.
c) paradoxo e repetição de palavras.
d) metonímia e círculo vicioso.
e) preterição e prosopopeia
Comentário
No primeiro quadrinho, ”saúde”  SE REFERE A U órgão público.  e ”tim-tim por tim-tim” é uma expressão popular que signifi ca “em detalhes”.
No segundo quadrinho, ”saúde” indica comemoração, celebração e ”tim-tim” imita o barulho das taças se tocando na hora do brinde.como uma onomatopeia que imita o som da taças se tocando.
A polissemia e a onomatopeia são responsáveis pelo efeito de humor da charge.
Resposta: a

Nenhum comentário:

Postar um comentário