sexta-feira, 23 de março de 2012

CHARGES E TIRINHAS NO VESTIBULAR

CHARGES - GABARITO
resposta da charge
Analise a charge acima:
a) Que resposta o professor esperava ouvir?
R. A palavra frequente não tem mais trema( aqueles dois pontinhos sobra a letra u)
b) Como a frase foi interpretada pelo aluno?
R. Que não houve mudança no Ensino público.
c) Qual a crítica implícita na resposta do aluno?
O ensino público continua deficiente, ou seja, Nada mudou.
Gabarito ds demais questões
1-E
2-E
3-A
4-a) no primeiro caso, "vencer"é INTRANSITIVO e ONU é adjunto adverbial de lugar. No segundo caso, "vencer"é  TRANSITIVO DIRETO e ONU é objeto direto.
b) uma das possibilidades:
Sul-corenano vence eleição na ONU.
Norte-coreano vence ONU na polêmica dos testes nucleares.
5-B
6-A
7-C
8-B
9-
a) o substantivo “afinador”, que denomina, inicialmente, um “especialista em ajustar as notas de instrumentos musicais” e, no momento posterior, “aquele que é capaz de tornar algo mais fino, ou seja, menos “grosso”, que ocupe  menos espaço.
b) No primeiro quadro, o substantivo “afinador” significa “especialista em ajustar as notas de instrumentos musicais”. Isso é confirmado, na imagem, pela presença de uma ferramenta própria para essa atividade,o diapasão.
 No segundo quadro, percebe-se que o cliente interpretou o termo “afinador” em outro sentido, como “alguém capaz de diminuir o piano de tamanho para que ocupe menos espaço., o que se confirma no gesto por meio do qual indica a proporção a que espera ver reduzido o piano. Essa quebra de expectativa contraria o especialista, o que se traduz por seu cenho carregado, num semblante de indignação. No terceiro quadro,vê-se o resultado da suposta transformação desse estado em ira: o afinador, após quebrar o piano na cabeça do cliente, é por ele qualificado como “grosso”, sem educação.

10-E
11-D
13-C
14-D
16-D
17- E
18- A

12 – UNICAMP
 a) A representação é a de que o dicionário é um auxílio para os ignorantes, ideia contida na expressão “pai dos burros”. Ela é inadequada, porque o vocabulário de uma pessoa, por mais culta que seja, sempre é extremamente inferior ao número de palavras que um bom dicionário comporta, portanto ele também é um auxílio importante para as pessoas que não são ignorantes.
b) O termo “pra burro”  uma expressão  usada quando se diz que algo é muito bom, enfatizando assim as qualidades do dicionário. O que produz humor é a possibilidade de outra leitura da expressão, como indicadora do leitor adequado a esse dicionário. Quebrando-se, portanto, a expectativa e gerando comicidade, chama-se a esse leitor de burro.

15- Unicamp - Chico Bento

a) O recurso utilizado  é o dialeto caipira, típico do universo rural.(pranta, árvre, di e isperança.)
b) Não,pois o dialeto caipira pode ser encontrado também nos grandes centros, uma vez que pessos do campo migram para a cidade.

21 - UNICAMP 2010


a) O anúncio joga com a antítese entre quadrado e avançado, significando a primeira palavra, em seu uso figurado, coloquial e informal, “pessoa
antiquada, retrógrada, de mentalidade pouco evoluída”. Assim, a oposição entre as imagens do quadrado e do globo — ou, mais precisamente, do
cubo e da esfera — funcionam como equivalentes de “antiquado” e “avançado”.
b) O produto anunciado — um jornal — é apresentado como avançado, ou seja, “muito moderno,inovador, que foge ao convencional e se alinha com
o que há de mais arrojado”.

 22- pronome
Esta é para esquecer os problemas e esta é para lembrar. Quando o objeto está na mão do falante, usa-se este, esta, estes, estas, isto.

23.
24.a) A frase, reescrita de acordo com as alterações exigidas pelo enunciado, seria: “Tenho certeza de que ele é uma menção à situação atual das artes plásticas”.
b) Há dois exemplos de derivação, acompanhados das respectivas explicações:
• genial: derivação sufixal, o sufixo -al foi agregado à base gênio.
• minimalista: derivação sufixal, o sufixo -ista foi agregado à base minimal.
“Obra-prima” é exemplo de palavra formada por composição, o substantivo “obra” foi justaposto ao adjetivo erudito “prima”.
25.
Não há, na peça publicitária, menção a qualquer qualidade dos produtos fabricados pela Apple. No lugar
disso, criticam-se seus altos preços (por meio da expressão “pagar caro”, em sentido literal) e insinua-se que seria um erro dispender tantos recursos na aquisição de um produto da empresa.
Resposta: b

Um comentário: